domingo, março 06, 2005

Por Júpiter!

Ano novo, velhas inquietações.
O escriba folga com 2005, brinda com espumante nacional, mas não perde a mania de afligir-se com sua Sanja crepuscular.
Avaliem o absurdo da situação, caros leitores, e vejam se o colunista não tem razão em padecer de pensamentos tormentosos.
O tucano que se foi encerrou o seu mandato batendo em revoada à meia-noite do dia 31; o Turquinho que chega foi empossado e dançou ‘Havanagila’ às 17 horas do dia primeiro.
Por Júpiter! (com a licença do Cony), esta província foi por eternos 1.020 minutos uma nau sem rumo. Nada decorreu de mais grave deste buraco institucional. Pura sorte, pois a acefalia temporária poderia ter imerso esta Sanja na maior crise de sua história.

Hipóteses do infortúnio:
1- Ribeirinhos do Jaguari contam que as águas do rio têm tido ‘atitudes estranhas’. Não consta que água tenha atitude. Em todo caso, depois do tsunami devastador da Ásia, a natureza e suas imprevisíveis manifestações têm que ser respeitadas. Pois bem, e se a correnteza do Jaguari resolvesse ter ‘atitude’ nas primeiras horas do primeiro dia do ano? Quem seria o líder a vestir uma impermeável capa amarela, fazer cara de preocupado, sobrevoar (a prefeitura tem ‘SanjaCop’?) as áreas atingidas e prometer imediata ajuda aos desabrigados? Quem?!

2- É fato que a pujante Aguaí tem ‘roubado’ algumas empresas do nosso fabuloso parque industrial. A contenda tem provocado algumas escaramuças políticas. E se alguns rebeldes aguaianos aproveitassem os festejos de Réveillon pra se insurgir contra esta Sanja transformando as leves investidas verbais num sangrento conflito bélico? Quem seria o líder a conclamar as forças crepusculares de terra, ar e mar pra sufocar o levante aguaiano? E quem convocaria uma coletiva no Salão Vermelho para, em tom grave e ladeado pelo Estado-Maior, dizer que a resposta vai ser ‘à altura e que as fronteiras vão ser prontamente restabelecidas’? Quem?!

3- E se na manhã do dia 1º, o doutor Abílio aterrissasse diretamente de Angra pra prestigiar a posse do Turquinho? Quem seria o líder a esperá-lo no aeroporto municipal para, às portas do Learjet, papagaiar que ‘a região da Mantiqueira comporta um Extra, quiçá um Pão de Açúcar’? Quem?!

Ainda bem que o Barbudo lá de cima olha por nós. Amém!