domingo, março 06, 2005

Pra inglês ver

Ouço por aí que súditos de Elizabeth 2ª vão baixar nesta Sanja de belos e majestosos crepúsculos. Dizem que os gringos vêm com os bolsos abarrotados de dinheiro pra investir numa indústria de equipamentos cirúrgicos.
O prefeito, ao que parece, agiu rápido e garantiu aos ingleses benesses tributárias a perder de vista. Investimentos nesta terra árida de novidades têm que ser bem agradecidos.
Como não só de pão vive o homem, arvoro-me a dar algumas sugestões pra que nossos anglo-visitantes tenham um fiapo de sua pátria neste belo canto do interior paulista:
Comecemos por este Correio. Bem podia o editor Reberson criar um suplemento, em formato tablóide, óbvio, em que o sensacionalismo gritaria em cores berrantes com um farto recheio de mexericos e alcovitagens envolvendo altos figurões do tucanato local. Alguma coisa como o The Sun da Mantiqueira ou o Daily Mirror Caipira.
Um bom pub também não pode faltar. Nossos amigos sorveriam hectolitros de loura gelada num repaginado Bar do Foguinho, na melhor tradição britânica do fish and chips. Fish dos bons é desnecessário dizer que o Foguinho tem de sobra. As chips podem vir da vizinha Vargem, que tem batata da melhor qualidade. E, convenhamos, o Foguinho com aquela barba ruiva é a cara de qualquer barman londrino. Melhor que o boteco do Foguinho só o Little Fire´s Pub.
Já que nossos legisladores não se livram da sanha de erguer um prédio novo, poderia ser encomendado ao Faustinho Fontão um projeto-réplica do Parlamento britânico. Um decreto municipal aboliria esta nomenclatura provinciana de vereador ou edil. Câmara dos Lordes, seria o nome da casa legislativa sanjoanense.
Caso este surto de nobreza contamine o Executivo, uma questão urge em ser definida: se na monarquia inexiste a figura do vice-rei, como chamaríamos o vice-prefeito? Acaloradas discussões já sugerem vários títulos, tais como Duque de Arezzo, Conde da Sabesp, Barão de Quinête, Visconde da Mantiqueira, entre outros.
Inglês adora essa coisa de honraria e condecoração. Figuras destacadas da comunidade receberiam a medalha da Ordem do Cavaleiro do Jaguari. O ocioso campo do Palmeirinha passaria por uma reforma pra abrigar animadas rodadas de críquete. Seria o Palmeiras Cricket Club.
A Santa Cruz poderia também colaborar com a bajulação. A linha DER-Pratinha seria servida por um imponente busão vermelho de dois andares. Um luxo.
E, colaborando com a paciência do leitor, este escriba aqui cessa as parvoíces fazendo votos que este novo empreendimento seja, de fato, alavancador de desenvolvimento e gerador de empregos, e não pura pirotecnia dos poderosos com suas vãs promessas e colchões nada macios.